Amphibiansoft

Case Study

FCI - Fish Control Innovation

Outubro 2020

Cliente:

EEAGrants Programme - Crescimento Azul

Direção-Geral de Política do Mar (DGPM)

Necessidade do cliente:

Apresentar novas abordagens para desenvolver a gestão de pescas ecológica-económica integrada.

Stacks/Tecnologias utilizadas:

Projecto de Investigação Internacional

O FCI – Fish Control Innovation é um projecto de investigação que surge no âmbito de do Programa EEA Grants em cooperação com países do leste europeu, nomeadamente Islândia, Noruega e Lischenstein. Este é um projecto de investigação promovido pela Direcção Geral da Politica do Mar e que tem como objectivo potenciar o desenvolvimento tecnológico e aumentar o conhecimento sobre as questões relativas ao meio marinho. A AmphibianSoft vê neste projecto uma oportunidade para aplicar toda a sua experiência e Know-how especializado no âmbito das tecnologias da informação e software de gestão ao serviço de um bem maior: a protecção do ambiente e dos ecossistemas marinhos.


Aplicação para uma pesca sustentável

A equipa partiu de um problema real para desenvolver todo o conceito do projecto e dar resposta a uma necessidade existente num sector em particular: a modernização do sector das pescas. O projeto consiste na modernização das lotas portuguesas, utilizando tecnologia de ponta na obtenção, transformação, leitura e armazenamento de dados, bem como na produção de informações precisas para tomada de decisões estratégicas, que visem obter melhorias ambientais e socio-económicas. O nosso objectivo é criar uma aplicação que contribua para uma pesca economicamente sustentável, através do controlo preciso e informatizado da quantidade e qualidade do pescado, reduzindo custos e respeitando as espécies e os ecossistemas marinhos.


Monitorização e análise de dados

Em termos de desenvolvimento de software, o projecto será dividido em várias fases. Numa primeira fase será desenhada toda a arquitectura de sistema e desenvolver o modelo de dados usando Code First. Posteriormente será criado todo o interface da aplicação, com recurso a UX & UI e respectiva prototipagem. Através da monitorização e análise de dados, o projecto FCI – Fish Control lnnovation visa otimizar os custos operacionais das atividades de pesca, estimar as quantidades de pescado, analisar os padrões de pesca e implementar funcionalidades provenientes da utilização de captação local de imagens através de câmeras de alta definição nas lotas portuguesas.


Serviços Rest de comunicação

Com base na inteligência artificial, o sistema tem a capacidade algorítmica de identificar as espécies de pescado suportada nas características específicas de cada uma das espécies. Todos os dados obtidos nos pontos de recolha são comunicados por via internet através de serviços Rest visando complementar todos estes cenários de utilização anteriormente descritos, ou seja, identificação da embarcação, identificação do pescado, categorização do pescado e emissão da etiqueta lote.

Partilha:

Share on facebook
Share on linkedin

Deixe um comentário