Amphibiansoft

Case Study

Gestão de Activos

De Outubro de 2020 ao presente

Cliente:

Confidencial

Necessidade do cliente:

Gerir e controlar todos os seus activos e infraestruturas através de uma Web Application usando uma plataforma de geolocalização e tecnologia IoT.

Stacks/Tecnologias utilizadas:

.NET Core, C#, REST Services, SQL Server, TypeScript, React/Redux.

Projecto de Software Gestão de Activos (Assets management)

Gestão de activos através de geolocalização e tecnologia IoT

O objectivo deste projecto é criar uma Web Application que permita ao cliente gerir os seus ativos, com capacidade de administração e de fornecer permissões e acessos a outros utilizadores. Uma das vertentes, nomeadamente neste projecto, foi colocar num mapa estes ativos através de uma plataforma de geolocalização. Conseguir gerenciar os seus ativos, sejam eles quais forem, e ter informação sobre eles em tempo real, é a mais valia de utilização desta aplicação. Neste caso, mostrar esses ativos geograficamente num mapa com capacidades de filtragem permite o acesso mais direto à informação, contrariamente à forma como o cliente geria esses dados anteriormente, uma vez que os mesmos eram maioritariamente trabalhados, exibidos e guardados numa folha de Excel.

Abordagem Code First

Para este projecto, a equipa é composta por um Fullstack Developer, um Senior Developer e um Frontend Developer que realiza testes à aplicação, tanto unitários/automáticos como de utilização. Começámos por trabalhar primeiro no Backend, e só depois passámos para o Frontend, através de uma abordagem code first. Nesta abordagem, com base nas classes da API, é criado automaticamente um modelo de dados, fornecendo maior velocidade de desenvolvimento do que numa abordagem clássica. Quando a API estava mais ou menos fechada, começou-se a trabalhar na parte do Frontend. Utilizámos alguns componentes de UI já feitos (Material-UI) com o intuito de acelerar o desenvolvimento da solução. O frontend em si era bastante simples, composto por uma página para login e recuperação de passwords e na aplicação em si, um dashboard através do qual o administrador podia inserir, modificar, apagar, ler dados e criar acessos a utilizadores. Posteriormente, a designer fez os mockups iniciais que foram apresentados e validados pelo cliente.


Metedologia Scrum

A solução foi arquitetada pelo nosso Agile Coach e Senior Development Vasco Galvão, uma Web Application criada com DotNet Core, React, Redux e Typescript que seria a parte de Frontend da solução. Esta comunicava com uma API em Dotnet core que seria o backend e o centro da aplicação, por assim dizer. Este backend faz a ponte com a base de dados em SQL Server. Foram surgindo alguns desafios, facilmente ultrapassáveis pela equipa, uma vez que já conheciamos as ferramentas. Foi o projecto em que usámos o Scrum de uma forma mais séria, sempre adequado à dimensão da nossa equipa.

Gestão de Activos (Assets management)

    Partilha:

    Share on facebook
    Share on linkedin

    Deixe um comentário